Chat

Chat
Clik Na figura e entre

domingo, 25 de abril de 2010

Livre-se da desordem


Acessos:

 



Não acumule bagunça em sua casa





O corre-corre da vida moderna faz muita gente deixar para amanhã o que poderia ser resolvido hoje. O resultado é o acúmulo de tarefas e de coisas, que faz com que gastemos ainda mais tempo correndo atrás do prejuízo de ter perdido objetos ou esquecido compromissos.





A grande vantagem de organizar-se é justamente aproveitar melhor o tempo. Por isso, enxugar os excessos da sua casa pode, dentre outras coisas, fazer que sobre mais horas de lazer para você e sua família.



O que a bagunça em casa provoca





O acúmulo de bagunça e desordem, além de deixar um aspecto ruim na casa, também nos traz transtornos como:



■Perder tempo procurando coisas importantes que se perderam no caos ou tentando limpar sujeiras que sairiam facilmente se limpas no momento certo.

■Perder oportunidades importantes graças à perda de documentos e de compromissos.

■Gastar mais dinheiro pagando multas de contas que se perderam na bagunça ou foram esquecidas.

■O acúmulo de coisas atrapalha a circulação do ar, o que pode promover o aparecimento de mofo, ácaros e insetos e, portanto, causar alergias respiratórias e outras doenças.

Para arrumar a bagunça, por onde começar?





1.Crie uma lista: Separe um dia para listar todas as tarefas que estejam pendentes, desde as mais simples até as mais complexas.

2.Classifique suas tarefas: Agrupe suas tarefas de acordo com os cômodos da casa. O que é preciso ser feito no escritório? Listar assim, além de facilitar a visualização dos problemas a serem resolvidos, também ajuda na hora de organizar.

3.Agende-se: Depois de listar todas as pendências, programe os dias e horários para resolvê-las.

4.Seja realista: Não tente colocar mais tarefas do que é possível realizar num dia só. Você pode separar de 15 a 60 minutos por dia para dedicar-se ao processo de colocar tudo nos eixos.

Organize-se!

Uma dica básica para a organização de guarda-roupas, estantes e gavetas é sempre retirar todos os itens desorganizados, separando em pilhas de acordo com o que tenha que ser feito, por exemplo:





■Jogar fora

■Delegar

■Resolver

■Pagar

■Arquivar

No caso de roupas:



■Doar

■Jogar fora

■Recuperar

■Lavar

■Passar

■Guardar

Seja paciente, dependendo do tamanho do caos que se instalou em sua casa, podem ser necessários vários dias para organizar tudo, então, vá fazendo aos poucos e ininterruptamente.



Como não deixar a bagunça acumular novamente





Não é preciso guardar todas as caixas, sacolas, potes vazios, revistas, eletrodomésticos estragados e jornais velhos. Embora muitos pensem que essas coisas poderão ser úteis um dia, a verdade é que a maioria delas ficará, por anos, ocupando espaço sem ser utilizada. Veja as dicas a seguir para não deixar a bagunça acumular:



■Desprenda-se do desnecessário. Para não estocar coisas inúteis, avalie bem o que deve ser guardado e jogue fora o que não vai servir para nada.

■Se tiver muita dificuldade em jogar as coisas fora, crie uma espécie de arquivo morto: um local para colocar itens que dificilmente serão usados. Se não utilizá-los no prazo de um ano, não pense duas vezes para, então, livrar-se deles.





■Sabe aqueles lugares onde você costuma jogar de qualquer jeito papéis e roupas quando chega em casa cansado? Pois adquira objetos organizadores que te auxiliarão a reparar esse problema: para os papéis existem práticas bandejas que podem ser etiquetadas e, para as roupas, ótimos cabides.

■A melhor maneira de organizar seus papéis é arquivando-os em pastas etiquetadas. Você também pode organizá-los digitalmente, se tiver scanner em casa.

■Gavetas não são lixeiras! Procure manter uma ordem racional nos itens que vão ser estocados em gavetas.





A organização da sua casa reflete em outros aspectos da sua vida. Deixar tudo em ordem pode aumentar sua produtividade e deixar mais tempo livre para você se divertir e relaxar.



Porém, é preciso se auto disciplinar a seguir suas próprias regras, por isso crie uma rotina de organização considerando suas características pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário